26 de fevereiro de 2019

Serviços

DNS SECUNDÁRIO

DNS (Domain Name Server) é um serviço crítico do qual dependem muitos dos serviços de uma instituição. Dado a importância deste serviço, é fundamental em uma organização a existência de mais de um servidor capaz de responder consultas DNS para seu domínio. Nesse momento surge o conceito de DNS secundário, um serviço que mantém cópias de segurança sobre as informações de seu domínio e é hábil a responder por aquele domínio caso seu servidor primário não esteja disponível.

O PoP-RO oferece o serviço de DNS secundário para os nossos clientes para prover conectividade e serviços de Internet com qualidade.

Para utilizar este serviço, entre em contato conosco através do email operacao@pop-ro.rnp.br

IPv6

O IPv6 é um padrão de endereçamento que oferece um maior número de endereços IP e permite que mais dispositivos estejam conectados à internet. Diante do esgotamento de endereços IPv4 e do Plano de Disseminação do Uso IPv6, do Ministério do Planejamento, que recomenda a adoção do novo protocolo até setembro de 2018, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lançou um projeto de alocação de IPv6, que configura as redes de acesso das instituições usuárias atendidas pela rede acadêmica, ou seja, universidades, institutos federais e demais institutos de pesquisa do país.

O PoP-RO oferece este serviço para seus clientes e parceiros. Estes estão configurados com as redes em IPv6 até a borda de cada equipamento.

Para maiores informações, entre em contato conosco através do email operacao@pop-ro.rnp.br

TRATAMENTO DE INCIDENTES

Os incidentes do PoP-RO e de todos os seus clientes e parceiros são mitigados pelo CAIS/RNP (Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança) , através da ferramenta de apoio SGIS (Sistema de Gestão de Incidentes de Segurança) .

Para maiores informações sobre a ferramenta, acesse o link: https://sgis.rnp.br/wiki/